Seguidores

Pesquisar

Meninos que Perderam a Oportunidade com Deus

Memorizar: "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe. (Efésios 6.1,2 a)

Leitura Bíblica: 1 Samuel 2.12-17 ; 2.22-26; 4.11

"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil". (Hebreus 13.17)
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá". (Êxodo 20.12)

Utilizei este Recurso para ensinar esta história:
 
 
 


Fiz esta lembrancinha com as crianças, foi utilizado E.V.A, cola quente, o molde e um ímã (a lembrancinha depois de pronta, pode ser um enfeite para colocar na geladeira). Esta abaixo foi a do meu filho Samuel. 


Molde:

Lição baseado na Revista da Turminha, Samuel e Davi, Crianças Fiéis que Transformaram uma Nação,Lição 03, página 06. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 

Gostou deste Plano de Aula? Gostaria de estar adotando as nossas Revistas nas Escola Bíblicas de sua igreja? Para adquirir entre em contato pelo site Ramo da Videira ou pelo telefone: (51) 4101-9535.

O que é Santificação?

Leitura Bíblica: Hebreus 12.14 e 1 João 2.15

Memorizar: “Segui a paz com todos e a santificação, pois sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14)

Quem sabe me dizer o que significa a palavra santificação? Espere elas responderem.  A santificação significa adquirir qualidade de santo. Mas o que seria ser santo? Espere elas responder. Ser santo é ser separado e a santificação é um processo em que vamos sendo separados para Deus. Portanto, nós vamos sendo separados do mundo para nós aproximarmos mais de Deus. A palavra de Deus nós afirma em 1 João 2.15 que “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” Nós apreendemos nas lições passadas, o mundo não é o planeta terra, a criação feita por Deus, mas “O mundo é um sistema organizado cujo objetivo é envolver a mente da pessoa de tal forma, que não conseguem mais pensar em Deus.” Então crianças, se nós queremos nos aproximar de Deus nós temos que nos afastar do mundo, pois como a própria palavra de Deus nos afirma, que o amor do Pai não está no mundo.
Será que este processo de Santificação é uma coisa que acontece de repente na vida do cristão? Espere elas responderem. Muito pelo contrário, santificação é um processo que acontece dia após dia durante toda a vida do cristão. A santificação é a “separação de tudo aquilo que pode nos envolver e impedir-nos de aproximar-nos de Deus e de chegarmos ao Céu”.
Deus e nos mostra em Sua Palavra, “aquilo que prejudica o nosso caminhar e orienta-nos a largarmos tudo que nos atrapalha”.

Dar exemplos de separação no mundo...

Este plano de aula foi baseado na Revista da Turminha, O que todas as crianças precisam conhecer, Lição 10, página 20. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 2ª Edição.  

Gostou deste Plano de Aula? Gostaria de estar adotando as nossas Revistas nas Escola Bíblicas de sua igreja? Para adquirir entre em contato pelo site Ramo da Videira ou pelo telefone: (51) 4101-9535.

O que fazer quando erramos?

Leitura Bíblica: Lucas 15.11-32; 1João 1.7-10 e 1João 2.1

Memorizar: Aquele que encobre as suas transgressões, não prosperará; Mas quem as confessa e abandona, alcançará misericórdia. (Provérbios 28;13)

O que fazemos quando erramos? A Bíblia diz que aquele que confessa e abandona alcança misericórdia, recebe perdão da parte de Deus.
Vou contar a vocês a história de um moço que fez muitas coisas erradas, mas ele pediu perdão para o seu pai, e o pai o perdoou. Sabem de qual história estou a falando? Espere elas responder.
Vou contar para vocês a Parábola do Filho Pródigo. Pródigo é aquele que esbanja as suas propriedades, que gasta mais do que possui ou necessita. É um gastador.
Crianças, Jesus contou a história de um homem rico que tinha dois filhos. Um dia, o mais moço disse ao pai que queria sua parte da herança para viajar. O pai ficou muito triste porque não queria que o filho fosse embora, mas repartiu os bens entre os dois. O filho mais novo pegou seu dinheiro e foi para um lugar bem longe. Ele desperdiçou tudo o que tinha ganhado do pai. Quando já havia gastado tudo, começou a passar fome. E o único trabalho que conseguiu foi o de cuidar dos porcos. Ele sentia tanta fome que tinha vontade de comer a comida que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada! Então ele lembrou que os empregados de seu pai tinham bastante comida e que poderia voltar para a casa e pedir ao seu pai que o aceitasse como um de seus empregados, pois não merecia mais ser filho dele. Quando ele ainda estava no caminho, perto de casa, o pai o viu de longe. Veio correndo e...deu um grande abraço! O moço pediu perdão e disse que havia pecado contra Deus e contra ele. O pai ficou tão feliz que mandou seus empregados prepararem uma grande festa para comemorar a volta do filho.
“Muitas vezes, o diabo coloca armadilhas em nosso caminho para virmos a errar”...”Outras vezes, são os nossos próprio desejos que nos chamam ao erro. Mas não precisamos ter medo de contar a Deus sobre as coisas erradas que fizemos.” (REVISTA). Ele é misericordioso e esta sempre disposto a nos perdoar. Quando verdadeiramente confessamos que erramos, e pedimos perdão a Deus, Ele nos perdoa e enche o nosso coração de alegria.

Utilizei este Recurso para contar esta História:
Este mesmo Recurso foi utilizado para contar a Parábola do Filho Pródigo. A história completa você encontra Aqui!

Este plano de aula foi baseado na Revista da Turminha, O que todas as crianças precisam conhecer, Lição 11, página 22. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 2ª Edição.  

Gostou deste Plano de Aula? Gostaria de estar adotando as nossas Revistas nas Escola Bíblicas de sua igreja? Para adquirir entre em contato pelo site Ramo da Videira ou pelo telefone: (51) 4101-9535.

O que é o Novo Nascimento?

Leitura Bíblica: João 3.1-4; João 1.12; Filipenses 2.14,15; Romanos 7.15,16; Romanos 8.16

Memorizar: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3.3).

O que vocês acham que significa um novo nascimento? O novo nascimento significa a que a pessoa irá nascer de novo.
Mas como uma pessoa nascerá de novo? Considerando que essa pessoa já fosse adulta, ela voltará a ser jovem, depois adolescente, crianças, ficará do tamanho de um bebê e voltará para o ventre de sua mãe?
Essa era a dúvida de Nicodemos. A palavra de Deus nos diz em João 3, que Nicodemos era um mestre, um professor em Israel, só que um dia ele foi falar com Jesus, pois não sabia como alguém poderia alcançar o Reino de Deus. Jesus, então lhe explicou que para isto acontecer era necessário haver um novo nascimento. Porém Nicodemos lhe perguntou: -“Como é que um homem velho pode nascer de novo?” Então, Jesus lhe respondeu que este nascimento seria um novo nascimento espiritual.
“Isto acontece quando cremos em Jesus Cristo para o perdão de nossos pecados, rejeitamos os nossos maus desejos e permitimos que o Espírito Santo dirija as nossas vidas, em jejum, oração e obediência à Sua Palavra. Então, a natureza de Deus passa a habitar em nossa vida, formando em nós uma nova pessoa com qualidade que somente Ele pode conceder.” (REVISTA).
No livro de Mateus 18, 3: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como esta criança, de modo algum entrareis no reino dos céus. Jesus queria dizer que aquele que não tiver coração que nem o de uma criança não herdará o reino de Deus. Porque vocês acham que Jesus fez esta comparação? Ele fez esta comparação, pois a criança é desprovida maldade, ira, etc. A criança é pura, é humilde. 
Utilizei este Recurso para Contar a História:
Este Recurso também pode ser utilizado para contar a História do Livro Sem Palavras. 
Mais sobre o Livro Sem Palavra Clique Aqui!

Este plano de aula foi baseado na Revista da Turminha, O que todas as crianças precisam conhecer, Lição 09, página 18. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 2ª Edição.
  
Gostou deste Plano de Aula? Gostaria de estar adotando as nossas Revistas nas Escola Bíblicas de sua igreja? Para adquirir entre em contato pelo site Ramo da Videira ou pelo telefone: (51) 4101-9535. 

Centopeia Evangelística nas Cores do Livro Sem Palavras

Centopeia Evangelística nas cores do Livro Sem Palavras, em e.v.a. É um ideia bem criativa para apresentar o Plano da Salvação para as crianças.

Mais sobre o Livro Sem Palavras acesse aqui:



Caixa Missionária

Deus tem colocado no meu coração o desejo de estar ensinando as crianças e adolescentes, da Escola Bíblica, um pouco sobre MISSÕES
Portanto, todos os sábados estarei abordando este tema com os meus alunos da EB, e este momento será chamado de MOMENTO MISSIONÁRIO.
Estarei compartilhando com vocês, os recursos visuais, e posteriormente, o meu PROJETO MISSIONÁRIO, ao qual Deus tem me inspirado para escrevê-lo.

Utilizei este recurso para explicar sobre: OFERTA MISSIONÁRIA.
 
 
 

Maleta de Histórias em E.V.A

Estas maletas foram confeccionadas pela minha mãe (Karla Cuimbra). Dentro das maletas tinha histórias infantis para serem contadas para as crianças.

 
 
 
  
 
 
 

Mala de Missões

Deus tem colocado no meu coração o desejo de estar ensinando as crianças e adolescentes, da Escola Bíblica, um pouco sobre MISSÕES. 
Portanto, todos os sábados estarei abordando este tema com os meus alunos da EB, e este momento será chamado de MOMENTO MISSIONÁRIO.
Estarei compartilhando com vocês, os recursos visuais, e posteriormente, o meu PROJETO MISSIONÁRIO, ao qual Deus tem me inspirado para escrevê-lo.
  
Utilizei este recurso para falar para as crianças sobre, que nós também podemos ser missionários. 
Eu disse para as crianças que dentro da mala tinha uma foto de um missionário muito especial para Jesus. Então, combinei com elas que viessem, uma a uma, na frente e olhar dentro da mala, sem contar para ninguém o que viram.
Foi bem legal, porque eu coloquei dentro da mala um espelho e uns folhetos de convite para a Escola Bíblica, elas levaram um susto quando viram a foto delas mesmos dentro da mala.
Depois que todas vieram a frente, entreguei os folhetos para as crianças evangelizar outras crianças.
 
 
  
Ideia elaborada pela Paula Bel. Para ver como ficou a maleta que ela confeccionou: Clique Aqui!

Palestra para o Departamento Infantil

Achei este material no Blog do Tio Fausto. Tem alguns princípios básicos para quem esta iniciando no Ministério Infantil.
Espero que gostem.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
  
Fonte: http://apascentarospequeninos.blogspot.com.br/2013/07/palestra-departamento-infantil.html

Oração com Juquinha

Este recurso de oração é o Juquinha, ele abre e fecha os olhinhos. Eu o uso para ensinar que devemos ter reverência na hora da oração, fechando os nossos olhinhos.
Fiz o Juquinha com E.V.A, e fixei-o em um pedaço de papelão.


Juquinha com os olhos abertos.
Juquinha com os olhos fechados, para orar.
 Puxador atrás da cabeça.


 Vídeo que ensina a utilizar este recurso:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...