Seguidores

Pesquisar

O que é Salvação?

Leitura Bíblica: Mateus 24.13; Lucas 15.3-10; Apocalipse 22.11 e Filipenses 2.12.
Memorizar: "Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo (Mateus 24.13)
 
Quais das crianças sabem responder à pergunta, o que é Salvação? Hum... Vou explicar para vocês, “Quando o ser humano pecou, perdeu toda autoridade e o contato com Deus”, como eu falei nas outras lições o pecado nos afasta de Deus, Ele não nos ouve, não nos enxerga e nem nos vê, “e foi condenado à morte eterna, que é o inferno”. Crianças vocês sabem o que significa a palavra eterna? Para sempre. Isso mesmo crianças significa para sempre, a bíblia diz que o inferno é um lugar muito ruim diz que é um lago de fogo que arde como enxofre, o cheiro do enxofre é semelhante ao cheiro de ovo podre, que nojo! Diz também que lá no inferno haverá choro e ranger de dentes. Deve ser um lugar muito horrível, né crianças? Então imagina viver para sempre neste lugar. Ninguém quer né? Claro que não!
Mas o Senhor Deus teve um plano para salvar o homem, Ele enviou o seu Filho unigênito, que significa único, “ao mundo a fim de pagar a pena que era para o ser humano cumprir, e morreu em nosso lugar.” Então, aqueles que acreditam em Jesus e o aceitam como o seu Salvador, se arrependem dos seus pecados e pedem perdão a Deus, depois de reconciliados, “voltam a um estado de comunhão com Deus, passando a ser chamados filhos de Deus.” Assim, através de Jesus nós temos um encontro com Deus.
“Jesus Cristo comparou o amor de Deus ao de um pastor de ovelhas” Alguém já sabe de que história eu estou falando? Não. Vou contar para vocês a história bíblia da ovelha perdida, que se encontra em Lucas 15.3-10.
Um pastor tinha cem ovelhas (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, ...99), e cuidava muito bem delas. Quem sabe ele as levava todos os dias para comer grama fresquinha lá do pasto, beber água limpinha da fonte. E se algum animal se aproximava, o pastor as defendia e não deixava que nada de mau lhes acontecesse. Um dia, uma ovelhinha distraiu-se, afastando-se do rebanho e se perdeu. Quando o pastor foi contar suas ovelhas (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, ...99), viu que estava faltando uma. Quem sabe ele ficou desesperado, angustiado, quem sabe ele dizia: “cadê a minha última ovelha? Quem sabe me dizer o que ele fez? Hum... Então, ele deixou as 99 bem protegidas e saiu a procurar sua ovelha perdida. Imagina a alegria dele quando encontro a sua ovelha perdida deve ter colocado em seus ombros e a levou para casa. O pastor ficou muito feliz porque encontrou sua ovelha. Chamou seus amigos e deu uma festa para comemorar.
Deus e os anjos do céu também fazem uma festa quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e é encontrada por Jesus.

Eu utilizei este recurso visual para contar a Parábola da Ovelha Perdida. Também utilizei este mesmo recurso para contar a Parábola da Ovelha Perdida.
Para mais detalhes deste recurso Clique Aqui!

Atividades para as Crianças:
Fiz duas atividades diferentes. Dividi a classe em dois grupos, aquelas crianças que sabiam e as que não sabiam. 
As que sabiam ler fiz a seguinte atividade: Imprimi ovelhas e escrevi nelas perguntas referente a lição e coloquei dentro da nossa caixa de pergunta (Detalhes Aqui!).
E para as crianças menores, imprimi as mesmas ovelhas, mas sem as perguntas, e entreguei algodão, para ser colado na ovelha,  e pedaços de papel verde, para fazer o pasto.

Este plano de aula foi baseado na Revista da Turminha, O que todas as crianças precisam conhecer, Lição 6, página 12. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 2ª Edição.

Gostou deste Plano de Aula? Gostaria de estar adotando as nossas Revistas nas Escola Bíblicas de sua igreja? Para adquirir entre em contato pelo site Ramo da Videira ou pelo telefone: (51) 4101-9535.

Alvo em E.V.A

Utilizei este recurso para explicar para as crianças sobre o pecado. Pecado é errar o alvo, o meu alvo é Deus. Então, se o meu alvo é Deus, eu tenho que acertar com a flecha no centro, ou seja, na parte laranja, mas se eu acertar na parte preta, azul ou cor de pele, eu estou errando o alvo, fazendo coisas que não agradam a Deus, e em consequencia, me afastando dele.
Para fazer este recurso eu utilizei E.V.A preto, laranja, cor de pele, azul, cola glitter colorida. Fiz círculos e colei os menores em cima dos maiores e enfeitei com cola glitter.
  

Caixa de Perguntas em E.V.A

Fiz essa caixa de perguntas para usar no final das aula, depois de contar a história, eu deixo algumas perguntas dentro, as crianças colocam a mão e respondem a pergunta. 
Para fazer esta caixa, eu utilizei uma caixa de sapato e a encapei com E.V.A preto, na lateral cortei um círculo, na caixa, e forrei com E.V.A verde, fazendo cortes para que as crianças consigam colocar a mão e pegar as perguntas, e a enfeitei com pontos de interrogação feitos de E.V.A.

 

Quem é o Ser Humano?

Leitura Bíblica: Gênesis 1. 26-31; Gênesis 2.7-25 e Hebreus 9.27.
Memorizar: E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. (Hebreus 9.27)

Alguém sabe me dizer quem é o Ser Humano? É o homem e a mulher. Muito bem. O Ser Humano pode ser o homem, a mulher, e é claro uma criança.
Agora quem pode me dizer quem criou o primeiro ser humano? Foi Deus! Sim, Deus criou o primeiro homem e o chamou de Adão. 
Alguém sabe me contar como Deus criou o primeiro homem? Não. Então eu vou contar para vocês. Depois de Deus ter criado os mares, as árvores, o sol, a lua e as estrelas, répteis e aves, por último, no sexto dia foram criados os animais domésticos e selvagens, e o homem à sua imagem, conforme a sua semelhança.
A Bíblia ainda diz, que Deus formou o homem do pó da terra, lá no Jardim do Éden, fez um boneco de barro e soprou em suas narinas o fôlego de vida. Então, Deus fez Adão cair em um sono profundo e retirou uma de suas costelas e criou a mulher e a chamou de Eva.
Lá no Jardim do Éden tinha várias árvores, porém tinha uma delas que não podia comer o seu fruto, era conhecida como a árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas, Adão e Eva desobedeceram a Deus e comeram do fruto desta árvore. O resultado do pecado foi a morte. Sabem o que é a morte crianças? É quando o nosso corpo não consegue mais sentir nada, ou seja, não enxerga, não respira, não fala, e etc. Assim, também, acontece com Deus, quando não obedecemos a Sua palavra, não sentimos a Sua presença, não conversamos mais com Ele, significa que também morremos, mas morremos espiritualmente.
Foi isto, que aconteceu com Adão e Eva, pois não se comunicavam com Deus como antes. Porque o pecado nos afasta de Deus.

Para contar  sobre a História Bíblica da Criação, eu utilizei estes visuais feitos pela irmã Ana Paula Pereira:


Este plano de aula foi baseado na Revista da Turminha, O que todas as crianças precisam conhecer, Lição 2, página 04. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 2ª Edição

Gostou deste Plano de Aula? Gostaria de estar adotando as nossas Revistas nas Escola Bíblicas de sua igreja? Para adquirir entre em contato pelo site Ramo da Videira ou pelo telefone: (51) 4101-9535.

Como é o Ser Humano? Em E.V.A

Fiz estes visuais em E.V.A para explicar para as crianças como é o ser humano. Visuais bem simples, mas o objetivo para os quais foram utilizados foram atingidos. As crianças conseguiram compreender que o ser humano é constituído de três partes: Corpo, Alma e Espírito.
 
 
A aula que utilizei este recurso você encontra Aqui!

Inimigos do Ser Humano em E.V.A

Fiz estes visuais em E.V.A para explicar para as crianças quem são os Inimigos do Ser Humano. 
Visuais bem simples, mas o objetivo para os quais foram utilizados foram atingidos. As crianças conseguiram compreender quais são os nossos verdadeiros inimigos, que não são os coleguinhas de aula, a professora, o vizinho, etc., mas sim: O diabo, o mundo e a carne.
 A aula completa que utilizei este recurso esta Aqui!

Capa Decorada para Pasta de Hinário

Eu tinha uma pasta de hinário marrom com flores, como eu queria utilizá-la para colocar os corinhos infantis e hinos do coral resolvi fazer uma capa em E.V.A. O resultado foi esse:
É uma capa removível, dá para retirar da pasta de hinário e substituir por outra.
 É simples e fácil de fazer. Basta ter criatividade, e é claro E.V.A, rsrsrs.

O que é pecado?

Leitura Bíblica: Gênesis 4.7, Romanos 6.12,13, Hebreus 12.1 e Isaías 59.2
Memorizar: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 2.10)

O que significa a palavra pecado para você? Deixe-as explicar. Após responda: “A palavra grega usada no Novo Testamento para designar pecado é hamartia, que significa errar o alvo, errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra, fazer ou andar no erro”. Ou seja, “pecado é a desobediência a Deus, aos seus mandamentos. E desobediência é fazer o contrário ou não fazer aquilo que está determinado”. 
“O primeiro registro que temos do pecado foi à rebelião de Lúcifer nos céus (Isaías 14. 13-14)”, quando ele queria ser igual a Deus. “A partir daquele momento, o universo foi contaminado pelo pecado”. 
Diz a palavra de Deus em Romano 7.17,20 “De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.” Então crianças, o pecado já está na natureza humana, “desde que Adão e Eva pecaram pela influência de satanás”,... “a tendência natural do homem é pecar”. 
Para acertarmos o alvo necessitamos de ter objetivos, ter orientação, não é mesmo?  Mas porque erramos tanto o alvo, alguém sabe me responder? Se lembram do que estudamos na semana passada sobre os inimigos do Ser Humano? Quem sabe me dizer quais são? Satanás, o mundo e a carne (nós mesmos). Isso mesmo crianças está correto! Esses nossos inimigos fazem de tudo para nós não acertamos o alvo, que é Deus, e que desfrute do plano que Ele tem para as nossas vidas. 
Isso é o pecado, são as coisas feitas por nós que nos impedem de estar próximos de Deus, pois na medida em que pecamos, estamos errando o alvo, e, portanto, nos afastando de Deus. A palavra de Deus, que é Bíblia Sagrada, nos ensina em Isaías 59,2: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” O que é iniquidade? É o comportamento ou ação perversa e maldosa. A palavra de Deus diz que quando estamos pecando Deus não nos ouve, o nosso pecado nos encobre diante de Deus, Deus não nos enxerga! O pecado faz a separação entre nós e Deus. 
Vocês sabem como fazer para acertar o alvo? Através da palavra de Deus, lá tem várias orientações do que devemos ou não devemos fazer, e assim, agradar a Deus e não errarmos mais o alvo. 

Utilizei este recurso para explicar para as crianças o que é pecado, o que é errar o alvo.

Dinâmica para crianças responder quais atitudes que agradam a Deus:
Eu fiz um coração de papel cartão, e o enfeitei com papel crepom e cola glitter vermelha. Coloquei dentro da caixa de perguntas (Mais detalhes aqui!) algumas atitudes que agradavam a Deus e outras que não agradavam a Deus. As crianças foram tirando as frases e respondendo se aquela atitude agradava ou não agradava a Deus, então se aquela atitude fosse positiva elas colavam no coração. Foi bem legal, elas mesmos sabiam a resposta e queriam só tirar da caixa atitudes boas para poder colar no coração.


Este plano de aula foi baseado na Revista da Turminha, O que todas as crianças precisam conhecer, Lição 4, página 10. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 2ª Edição, e na Revista Jovens e Adultos, Princípios da Vida Cristã I, Lição 5, página 22-24. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 3ª Edição.

Gostou deste Plano de Aula? Gostaria de estar adotando as nossas Revistas nas Escola Bíblicas de sua igreja? Para adquirir entre em contato pelo site Ramo da Videira ou pelo telefone: (51) 4101-9535.

PECADO! É realmente tão mau assim?

Pecado? Atualmente esta palavra é raramente ouvida, mesmo nas igrejas evangélicas. Por quê? O desaparecimento do pecado de nosso vocabulário levou o psiquiatra americano Karl Minninger a escrever “ o que é feito do pecado?” Alguns dos motivos que o levaram a escrever este livro nos fazem questionar” O que é pecado hoje?
Da perspectiva de Deus o pecado não é diferente do que sempre foi. Pecado ainda é desobediência à Lei, como ele disse. Pecado é tudo que é contra ou a violação à lei de Deus.Tudo ou qualquer desvio dos mandamentos bíblicos é pecado. Uma vez que tudo o que o filho de Deus faz deve ser feito para a Glória de Deus (I CO 10.30), tudo que não traz glória, louvor e honra a Deus é pecado.
É algo que não combina com o caráter ou a glória de Deus (Rm 3:23).Quando pecamos, estamos tomando posições contra Deus (Tg 4:4). É como se trocássemos de time durante um jogo. Pecar é competir contra Deus.
Como podemos explicar pecado para as crianças de modo que elas entendam? Apesar de ser difícil, é necessário. O presente de Deus, a salvação, não terá muito significado sem a compreensão de que não podem preencher os requisitos de Deus por si mesmos.
As crianças sabem desde muito cedo que é errado pegar algo que não lhes pertence. Também  sabem que coisas que lhes dizem para não fazer – mentir , enganar, roubar, etc.  – são erradas. Do mesmo modo elas sabem que desobedeceram quando deixaram  de fazer coisas que lhes disseram – falar a verdade, obedecer aos pais, repartir o que têm  ou ganham, etc.
Umas das importantes palavras gregas do Novo Testamento traduzidas como pecado quer dizer: ”errar o alvo”. O alvo representa o que Deus quer que façamos. Pecado é falhar em fazê-lo.   Este conceito poderia ser ilustrado de muitas maneiras, usando coisas familiares à criança. Por Exemplo, quando jogamos uma bola, ou uma ferradura e tentamos atingir algo, mas erramos, nós falhamos.
Quando não atingimos o alvo de Deus, pecamos. Quando não fazemos o que ele quer  que façamos, desobedecemos suas sagradas leis que ele nos deu na Bíblia .
Não existe ninguém na terra que não peca. A única pessoa que viveu aqui e nunca pecou foi Jesus. Ele é verdadeiro Deus e Deus não pode pecar. 
Todos nós pecamos porque nascemos pecadores, Uma pessoa não precisa chegar a ser muito velha para querer fazer coisas erradas. É como se o pecado fosse um ímã e todos nós tivéssemos nascido com algo metálico em nós. Assim como o metal é atraído pelo imã, nós somos atraídos pelo pecado. Há uma atração para fazer coisas erradas.
Há, porém uma grande diferença entre esta natureza pecaminosa em nós e o metal atraído pelo imã. Quando o imã atrai o metal, o metal não tem escolha. Não é responsável por nada que lhe aconteça. Mas nós somos pessoas e tomamos decisões de fazer ou não coisas erradas. Nós não somos forçados a pecar. Nós podemos obedecer ou não o desejo de pecar que há em nós. Nós somos responsáveis por todas as nossas escolhas uma vez que sabemos a diferença entre o certo e o errado.
Quando o pecado começou? Na terra, ele começou com Adão e Eva , as primeiras pessoas criadas por Deus . Eles pecaram quando desobedeceram a ordem de Deus de não comer uma certa fruta. De acordo com as escrituras, eles representavam toda a raça humana quando pecaram (Rm5.12-15) Eles também transmitiram a  seus filhos o que adquiriram quando pecaram – a atração pelo pecado. Seus filhos transmitiram esta natureza pecaminosa para seus filhos e assim por diante, até que chegou a nós.  Assim, a atração pelo pecado foi herdada a está em nós desde o nascimento.
Cada um precisa ser salvo de seu pecado, incluindo as crianças. Isto é verdade por várias razões. Primeiro todos foram representados por Adão, o pai da raça humana. Segundo, todos nascem com a mesma natureza ou desejo de pecar. Acrescentamos ainda que todos cometam pecado muito cedo na vida. Por causa destes fatos, todas as crianças precisam crer em cristo como salvador pessoal para receber  a salvação.(Sl 139). 
O pecado tem seu preço. A Bíblia ensinam que ’’o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23). Nós recebemos dinheiro pelo nosso trabalho, mas o pagamento pelo pecado é a morte.
O que aconteceria se você fosse a um banco descontar um cheque e este banco estivesse fechado por falência? Se o banco tiver seguro, talvez o governo desconte seu cheque. Ele pagaria o débito do banco. Foi isto que Jesus fez pelos pecadores – ele pagou o débito de nossos pecados em nosso lugar porque nós não podíamos e porque ele nos amou muito. Ele cancelou nossa pena de morte dando seu próprio sangue sobre a cruz. Por Ele ter feito isto podemos ter a vida eterna no lugar da morte. Cristo nos oferece vida eterna como presente (Rm 6:23). Nós não podemos fazer nada para merecê-la.
Então, a solução para o pecado pessoal é crer unicamente no Senhor Jesus Cristo para a salvação. Isto traz vida eterna e remove a condenação contra nós. Os pecados do passado são apagados assim como apagamos algo do quadro-negro – eles se foram para sempre.
Nós precisamos lembrar que nos tornarmos cristãos através da fé em Cristo não quer dizer que não continuaremos a pecar. Cristãos também pecam, mas quando o fazemos, Deus não nos lança fora. Nós pecamos porque ainda temos em nós a natureza pecaminosa ou a atração pelo pecado. Isto só será removido quando encontramos com Cristo no Céu.
As crianças, como os adultos, que creram em Jesus como seu Salvador pessoal, precisam confessar seus pecados a Deus para receber seu perdão (I Jo 1:9). A promessa de Deus neste versículo é que quando confessamos nossos pecados ele vai nos perdoar e nós teremos a mesma amizade profunda que tínhamos antes.
Confessar significa concordar. Então, confessar pecado significa concordar com Deus que pecamos. Nós não confessamos verdadeiramente se dermos desculpas ou ignorarmos o pecado.
Tão certo como a morte de Cristo apaga os pecados do passado daquele que crêem nele como Salvador, assim também o cristão é limpo e perdoado quando confessa seu pecado. Você poderia ilustrar esta limpeza como o modo o removedor tira uma mancha de tinta de nossa pele. A tinta é uma ilustração de como o pecado nos suja. Se tentarmos esconder a mancha de tinta ainda úmida em nossa mão, nós apenas conseguiremos manchar outras partes de nosso corpo. Tinta Óleo não sai quando tentamos lavar com água, esfregando. Mas quando usamos o método certo, ela sai sem nenhum esforço. Nós não podemos remover o pecado por nós mesmos. Apenas o sangue de Cristo pode lavar nossos pecados. Quando cremos em Cristo como Salvador , ele limpa nossos corações do pecado. Ele nos torna limpos.
Nosso trabalho não é convencer as crianças do pecado.
Nossa parte e a apresentar o retrato bíblico do pecado.
Como professores, precisamos tornar claro para os alunos que a desobediência a Deus, aos pais e nossos superiores é pecado. Que mentir, enganar e roubar também são pecados. Deus odeia o pecado. Quando apresentamos o ensino bíblico sobre o pecado, o Espírito Santo trará convicção para aqueles que ouvem.
Lembre-se sempre de que nosso trabalho não é convencer crianças do pecado. Essa é a tarefa do Espírito Santo de Deus. Quando tentamos trazer convicção fazemos os alunos que sentirem culpados, ou por qualquer outro meio, estaremos usurpando o lugar de Deus. Nossa parte é apresentar o retrato bíblico do pecado. É trabalho do Espírito Santo usar esta palavra e tocar os corações.
As crianças respondem de modos diferentes à verdade sobre o pecado, dependendo de suas origens e de seu ambiente familiar. Alguns são bastante suscetíveis quanto a obedecer aos que devem fazer. Outras são mais difícieis, talvez por acharem que parece não poderem fazer nada para agradar aos pais ou porque o pecado tem sido “aceitável” e abundante.
As sensíveis ao pecado tentam realmente melhorar. As outras parecerem desobedecer e enfrentar qualquer autoridade sobre elas deliberadamente. Em outras palavras, haverá em nossa classe, aquelas cujo desejo foi quebrado e que são submissas. Mas haverá outras que na verdade dominam seus pais.
Como professor, você precisa estar alerta a estas diferenças para poder agir com cada um conforme suas necessidades. Crianças que são sensíveis a ponto de ver até a menor infração de uma regra, ou vêem a desobediência como um terrível pecado, precisam ouvir sobre a graça de Deus, sua paciência e amor que perdoa. Por outro lado, a criança cujos pais não olham o pecado com seriedade, cresce pensando em Deus não leva o pecado tão a sério.
Há duas respostas extremas para a questão do pecado, hoje. Há, é claro, muitas crianças que se encontram entre estes extremos. Ensinar verdades bíblicas às crianças requer sensibilidades ás suas necessidades.
O que é pecado, hoje? É o mesmo que sempre foi. Pecado é a violação das leis de Deus reveladas nas escrituras. É errar o alvo que ele estabeleceu. Pode alguém pecar? Sim. Nós todos pecamos porque nascemos com a atração para o pecado como o metal é atraído pelo imã. Aqueles que não crêem em Jesus como Salvador pecam e aqueles que crêem nele pecam. A Cura para o pecado nos dois casos é encontrada unicamente em Cristo.

Fonte: Roberto Lightner – Revista Evangelista de Criança – APEC.

Como falar sobre pecado com as crianças?

a) Nascemos no pecado:(Salmos 51:5 e Romanos 5:12)
 Ninguém ensina a criança a pecar, o pecado já nasce com ela. Quando nós éramos crianças, nunca tivemos uma aula de pecado, certo? Imagina entrarmos na sala e a professora dizer: “Bom dia crianças, hoje vamos ter aula de pecado! Hoje vamos aprender a beliscar o colega, amanhã vamos aprender a responder a mamãe e semana que vem vamos aprender na prática a brigar com o irmão”. Ninguém nos ensina isso, isso já nasce conosco, por isso que nossa natureza é pecaminosa.        

b) Todos somos pecadores: (Romanos 3:23)
Quando a bíblia nos relata que todos somos pecadores, não especifica se é homem, mulher, idoso ou crianças. Todos nós somos pecadores e carecemos, precisamos da Glória de Deus em nossa vida. A criança precisa entender que quando nós pecamos nos afastamos de Deus. Quando contamos uma mentirinha para a mamãe, pegamos um dinheirinho escondido de alguém ou desobedecemos nossos pais estamos pecando, e o pecado desagrada a Deus, nos afastando dEle.

c) A criança está em perigo: (Mateus 18:14)
O fato de Jesus dizer que a criança está em perigo já nos dá um alerta que precisamos estar atentos aos nossos pequeninos. Mostre á crianças que ela está em perigo quando ela fica na frente da televisão vendo coisas que não agrada ao senhor. Queridos, note que o diabo tem lançado dardos inflamados em nossas crianças. Ele muda apenas as estratégias, porém o alvo é sempre o mesmo: Crianças! Em uma época foram crianças jogadas pela janela, depois crianças sendo agredida por babás, violência em escolas, e agora pedofilia. Nossas crianças estão em perigo, e elas precisam ouvir as boas novas da salvação. E cabe á nós, ministros de crianças essa tão linda missão.
       
Mas como explicar para criança que ela é pecadora?
  
Primeiramente temos que explicar o que é pecado. Pecado: É tudo aquilo que pensamos, falamos ou fazemos que não agrada ao Senhor. faça os gestos: 
Pensamos : coloque os dois dedos indicadores na cabeça;
Falamos: coloque as duas mãos em forma de concha na boca (como se estivesse cochichando);
Fazemos: movimente as duas mãos; 
Que não agrada ao Senhor: faça o sinal de não com o indicador e depois aponte para o céu.

O que será que fazemos que não agrada a Deus? (deixe as crianças falarem):  mentir, bater no amigo, falar palavrão, não respeitar a professora, o pastor da igreja, brigar com a irmã, desobedecer aos mais velhos, pegar dinheirinho escondido na carteira do papai, etc (fale pecados que realmente podem estar na vida da criança).

Todos nós podemos pecar, mas como toda coisa errada, ele tem consequências:
a) O pecado nos afasta de Deus;
b) Deixa nosso coração sujo como lamaçal, e assim como nós não gostamos de morar num lugar sujo. Jesus também não quer morar num coração sujo de pecado (mostre a criança um coração sujo ou feito de cartolina preta). Detalhe: nunca diga que o pecado é “preto”, mas sim escuro ou sujo, porque a criança pode associar com a cor da pele.

O melhor método para se falar do pecado com certeza é a história, e para isso a bíblia está recheada de histórias que falam sobre pecado. Dentre muitas, podemos citar:
A queda do homem (Gênesis 3:1-24); O pecado de Acã (Josué 7:1 – 26); Naamã ( II Reis 5:1 a 19) e Zaqueu, o publicando (Lucas 19. 1- 10).

Fonte: Extraído parcialmente do lindo site da Flávia Grégio - Ministério com Crianças.

Coração com versículo em EVA

Utilizei este coração em uma ministração para o Culto Infanto Juvenil, na minha congregação, em Cascavel-PR.
Para fazer este recurso, eu utilizei duas folhas de EVA vermelho, colei, com cola própria de EVA, nas extremidades e deixei para superior aberta, ou seja, sem colar. Pois o objetivo deste, era que as crianças entendessem o que é esconder a palavra de Deus o coração. Também, escrevi em alguns pedaços de EVA, palavras como: Obedecer, falar a verdade, ordem e decência, e não brigar, e no verso coloquei os versículos bíblicos. Assim, eu ia ministrando e falando um pouco sobre cada frase, e o seu respectivo versículo bíblico, e explicava para as crianças, que eu escondi esta palavra no meu coração para não pecar contra Deus e guardava a palavra dentro do coração.
Utilizei este mesmo recurso em uma Escola Bíblica, foi uma benção também.

Bíblia em EVA

Eu utilizei esta Bíblia em EVA para ministrar a palavra de Deus em um Culto Infanto Juvenil na minha congregação, em Cascavel-PR. Cada vez que dizia "esta escrito na palavra de Deus" ou "está escrito na Bíblia" eu mostrava ela.
É bem fácil de fazer, e prende bastante a atenção das crianças.

Comunicado para os Seguidores do Blog

Sejam bem vindos todos os seguidores do BLOG DA TIA CAROL!

Agradeço a Deus por todos aqueles que Ele tem feito conhecer este blog, e que estão sendo abençoadas através dele.
Gostaria de pedir um pequeno favor a todos seguidores aqui do blog, tenho recebido muitos comentários em que as pessoas não postam seus nomes, por não estarem logadas com seu email ou por fazerem a escolha de postar como Anônimo. Para manter o blog com a ideia e imagem de seriedade, não é legal ficar postando comentários de pessoas que sequer se identificam.
Por isso, quero pedir que, por favor, se identifiquem quando fizerem seus comentários.

Agradeço a todos pelo carinho e compreensão.

A paz,

Carolina Durand
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...