Seguidores

Pesquisar

Bullying na Igreja



O QUE É?
Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - valentão), ou grupo de indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo, ou grupo de indivíduos, incapaz(es) de se defender.
O bullying é uma ofensa em que ocorre em todos os lugares, nas escolas, no trabalho, nas ruas, nos grupos de crianças, adolescentes, jovens e adultos.  Infelizmente, as igrejas estão repletas de bully’s, que vivem fazendo brincadeiras sem graça, maldosas, desrespeitosas, que tem deixado irmãos tristes; e sem falar nas fofocas, no apontar de dedos, trazendo constrangimentos.
O cristão precisa aprender que alguns comportamentos devem estar enterrados com o velho homem, deixando aflorar o santo da nova criatura (II Co 5;17). Por isso tomemos cuidado com o excesso de brincadeiras, sempre prestando atenção se estamos magoando nosso próximo.

COMO A BÍBLIA TRATA ESTE TEMA?
O Bullying ocorre há muito tempo, até nos tempos bíblicos isso ocorria. Muito antes de darem tanta importância a este assunto, Deus já havia dado. Há na bíblia uma história que retrata bem este assunto, comprovando que Deus não tolera o pecado e nem admite que toquem nos servos, a menina dos seus olhos.
Em 2 Reis 2;23-24 diz: "Então [Eliseu] subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, dizendo: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos."
Quando alguém nos ofende é o mesmo que está ofendendo a Deus, porque nós somos a menina dos olhos de Deus, e Ele não admite que toque nos seus servos, como está descrito no livro de Zacarias 2;8.
Podemos sim entender e aceitar o fato de Deus ter vingado o profeta, Eliseu era profeta do Senhor, e tudo que saía da boca de um profeta do Senhor teria que ser cumprido. Então, no momento em que os meninos provocaram a ira de Eliseu, ele proferiu a maldição, e Deus cumpriu o servo de Deus tinha proferido.
Ocorreu o mesmo com o profeta Elias, no livro de Tiago 5; 17-18, o profeta proferiu que não chovesse 3 anos e 6 meses, e Deus cumpriu aquilo que o profeta tinha pedido.

QUAIS ATITUDES PODEM SER TOMADAS?
Faça com que o seu grupo tenha a consciência do que é ser Corpo de Cristo - Isso é muito significativo, porque quando se desenvolve essa consciência, não se machuca propositalmente o pé ou a mão. Nem se programa algo muito legal e se deixa a perna direita de fora. Os capítulos 12 à 14 de 1 Coríntios são essenciais para se formar essa consciência. 

Trabalhe os elogios no seu grupo - Nós, e principalmente as pessoas da faixa etária dos 11 a 17 anos é rápida para condenar e rotular tudo o que sai do padrão: os muito magros, os muito gordos, os muito baixos, os muito altos, os com óculos, com aparelhos dentários maiores que a média, o que foi um dia com uma roupa estranha. E alguns estudos dizem que para cada palavra negativa que ouvimos é preciso 10 palavras positivas para apagar o efeito que aquela palavra negativa deixa em nós.
Nossa tendência não é elogiar, por isso, precisamos criar dinâmicas, exercícios e acima de tudo dar o exemplo para que isso aconteça em nosso grupo. Hebreus 3;13 fala sobre isso.

Incentive o seu grupo a agir - Se eles se comprometerem a não praticarem o bullying já será uma ação com reflexos enormes. Com isso eles estão fazendo diferença na vida de muitos. Além disso, eles também podem intervir quando perceberem que outros estão praticando o bullying ao invés de se juntar ao grupo. A tarefa não é fácil, principalmente nos tempos em que vivemos. 

O Saco de Carvão


O pequeno Zeca entra em casa, batendo os pés no assoalho com força. Seus pai, que estava indo para o quintal  fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo, chama o menino para uma conversa. Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:
- Pai, estou com muita raiva. O Juca não devia ter feito isso comigo. Desejo tudo de ruim pra ele, quero matar esse cara.
Seu pai, um homem simples, mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar:
- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos e ainda por cima colocou  eles contra mim! Não aceito isso!
- Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.

O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou calado.

Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:

- Filho, faça de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amigo Juca, e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou. O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa.

O pai que espiava tudo de longe se aproxima do menino e lhe pergunta:

- Filho, como está se sentindo agora?

- Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.

O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e lhe fala com carinho:
- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.
O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo.
Que susto! Só se conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos.
O pai, então, lhe diz ternamente:
- Filho, você viu que a camisa quase não sujou; mas, olhe só para você! O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por isso, antes que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, saibamos que a mágoa e o rancor e outros sentimentos ruins ficam sempre em nós mesmos.

Visuais feito pela Leidiane a Leidinha 
http://dpinfantil.blogspot.com

Lembrancinhas_Tema: Crianças


Estou organizando para o mês outubro de 2012, a 1ª Confraternização das Crianças e Adolescentes. Esta festa espiritual vai ser na Igreja Assembléia de Deus Ministério Restauração na cidade de Cascavel/PR.
Pesquisando modelos de lembrançinhas para distribuir na Confraternização. Encontrei no site da Karol Poener (http://karolpoerner.blogspot.com.br) alguns modelos bem bacanas, e decidi publicar estas sugestões de lembrançinhas também.
No blog Baú de Ideias da Ivanise,  tem alguns modelos de Porta Lápis que podem servir para colocar doces também, são bem lindinhos. Tem até os moldes das carinhas das crianças.

No blog Oficina da Criatividade,  da Jacira Germana tem outras sugestões.
Com o mesmo aplique de carinha de Criança é possível fazer duas lembrancinhas diferentes.
Nessa 1ª sugestão, é uma pequena bolsinha.  Com certeza um mimo! O Molde para fazer essa bolsinha segue abaixo.


Nessa 2ª sugestão os mesmos rostinhos, agora enfeitando uma garrafa pet. 
Também tem mais uma sugestão, Cestinhas de garrafa pet, não tem o autor da ideia, e nem o blog.
 

A Boneca que Cresceu

Faltava apenas uma semana para o aniversário dos gêmeos, Paulo e Paula. Os dois esperavam ansiosos para que tal dia chegasse. Enquanto os pequenos se alegravam com a aproximação do grande dia, a mamãe deles se preocupava com os presentes que lhes havia de dar. Tudo parecia difícil, pois o casal era pobre e morava numa pequena fazenda. Dona Ana, no entanto sabia que para as crianças um aniversário sem presentes não seria bom.
Uma noite, após terem os gêmeos se recolhido para dormir, o casal conversou sobre o assunto, ficando resolvido que cada um se responsabilizaria por um presente. O pai faria o de Paulo, e a mãe o de Paula.
No dia seguinte, Dona Ana deu os primeiros passos para a confecção de seu presente. Tomou um saco de farinha de trigo bem branquinho, e com uma tesoura foi recortando o pano, até que apareceram os braços as pernas, a cabeça e o tronco. Deu um suspiro de alívio, quando viu que ali estava alguma coisa muito parecida com uma boneca. Tomou uma agulha e começou o trabalho de unir a frente ás costas. Logo que terminou, verificou que aquilo, para ser uma boneca de verdade, precisava ser cheio de alguma coisa. Nada havia na casa para isto e, por mais que procurasse, não conseguiu achar nada que servisse. Finalmente, teve uma ideia. Tomando nas mãos a casca da boneca, dirigiu-se para o celeiro, onde havia sacas de arroz ainda em casca. E começou a enchê-la, e logo a boneca foi tomando sua verdadeira forma. Voltando para casa, aproveitou retalhos do vestido de Paula, e em pouco tempo a boneca estava com um maravilhoso vestido, combinando, também, com seu chapeuzinho. Fez os olhos, o nariz, a boca e, para o cabelo usou os fios de cabelo da crina do cavalo. Os sapatos foram feitos de um pedaço de couro tirado de uma carteira velha.
O Sr. José também se apressou na confecção do presente de Paulo. Ele tirou cipós de uma árvore, e fez arco e flecha.  Quantos gritos de alegria se ouviram na manhã seguinte, quando as crianças receberam os presentes; Paulo correu para fora e lá começou a brincar.
Paula, por sua vez, achava que não tinha outra boneca mais bonita do que a sua. Pensou imediatamente em lhe dar o nome de Rosaly. Na hora das refeições Rosaly sentava-se á mesa com Paula e tinha que provar de todos os pratos. Após a refeição iam deitar-se juntinhas. Paula queria levá-la, também para a escola, porém sua mãe não consentia. Paula tinha que se separar de Rosaly, deixando-a sentada na melhor cadeira até que voltasse da escola. Algumas semanas depois do aniversário, Paulo e Paula estavam ajudando os pais no plantio de feijão, quando começaram a brincar de correr um atrás do outro. Paulo sem querer, derrubou a lata de feijão, e quando o pai voltou para tirar mais feijão da lata, achou-a virada no chão e o feijão todo espalhado.
-Foi você quem espalhou o feijão, Paulo? Perguntou o pai.
- Oh, não papai. Acho que foi o Rex respondeu Paulo, culpando seu cachorro.
- Paulo, você sabe muito bem quem derrubou a lata de feijão quando corria atrás de mim Paula logo falou.
- Sendo assim, filho, disse o pai com severidade, você deve voltar para casa e ficar lá até depois da ceia. Não está envergonhado, Paulo, de mentir assim?
Em lugar de sentir vergonha pelo seu pecado, Paulo se zangou com Paula e resolveu vingar-se dela.
- Ela vai se arrepender _ disse o baixinho.
Logo que chegou em casa a procurar um meio de praticar sua vingança. Não foi preciso procurar muito, pois, imediatamente encontrou a oportunidade desejada. Ali sobre a cadeira estava Rosaly, a queridinha de Paula.
- Ah! Não poderia encontrar coisa melhor para me vingar. Paula vai aprender a não falar mal de mim.
Apanhou a boneca pelos cabelos e correu para trás do celeiro.
Pensou: Agora aqui ninguém poderá me ver!
Mas, Paulo se esqueceu de Alguém que sempre nos vê, não é crianças? Com muita pressa fez um buraco e, enterrando a boneca, pisou com força sobre a terra fofa.
Podemos imaginar como Paula sentia falta da querida boneca. Procurou o dia todo e perguntou muitas vezes a Paulo se ele não sabia onde ela estava. Finalmente papai falou severamente ao seu filho:
- Paulinho, você deve ter escondido a boneca. Dê-lha imediatamente.
Paulo fingia inocência. - Papai, não tenho a menor ideia do que aconteceu com ela. E fez de conta que ajudava a pobre Paula a procurar a boneca.
Assim os dias iam se passando. Paulo se sentia bem satisfeito até um domingo na igreja quando parecia que o pastor pregava só para ele. O texto era Números 32; 33: “sabei que o vosso pecado vos há de achar." Paulo não se sentiu bem, mas procurava acalmar a sua consciência.
- Ninguém há de descobrir Rosaly. Disse consigo mesmo. Enganei a todos, saindo com eles para procurar a boneca. Além disso, já se passaram duas semanas e todos se esqueceram do fato. 
Mas naquele mesmo dia, logo depois do almoço, um vizinho veio passar umas horas em casa do casal, e perguntou ao Sr. José:
- O que o senhor plantou atrás do celeiro.
- Não plantei nada atrás do celeiro, respondeu o Sr. José. Só há mato ali.
- Não?! Insistiu o amigo. - Mas há ali alguma coisa nascendo, e o formato dela é interessante.
- Vamos ver o que é- disseram todos. A família saiu com o visitante para ver a novidade. Paulo seguiu também.
- Oh! O que pode ser isto? Disse alguém, com admiração.
- Paulo não podendo conter-se na sua grande admiração, gritou:
- A boneca cresceu! A boneca cresceu! E continuou:
- O pastor tinha razão: SABEI QUE O VOSSO PECADO VOS HÁ DE ACHAR.
Na verdade Rosaly cresceu.
Lá estavam os braços e pernas, todo o corpo em broto verde. Paulo não podia pensar que o enchimento da boneca era de arroz com casca. A chuva e o sol fizeram com que o arroz germinasse, crescesse e descobrisse o pecado de Paulo. 

Livro sem Palavras


O livro sem palavra é um livrinho colorido que não tem letras, ele é utilizado para evangelizar crianças.
Ele é composto de 5 cores: dourado, preto, branco, vermelho e verde. Você pode fazê-lo de diversas maneiras, como por exemplo, com papel cartão, cartolina, E.V.A, etc. 

Página Dourada
Esta página dourada nos fala do céu. No livro de Apocalipse 21; 21 diz: "e as doze portas, eram pérolas... A praça da cidade é de ouro puro".
O céu é um lugar de alegria lá ninguém vai ficar doente, lá não vai ter dor, sofrimento, e nem tristeza. Melhor ainda, lá ninguém vai morrer! "E Deus lhe enxugará toda sua lágrima dos seus olhos e morte já não existirá, Já não haverá luto, nem pranto, nem dor". (Ap. 21; 4).
Somente Deus poderia criar um lugar tão maravilhoso como este. Você sabia que Deus o ama, Ele quer que você esteja lá no céu com Ele para sempre? Quando o Senhor Jesus voltou para o céu depois de morrer na cruz e ressuscitou, Ele disse que ia preparar um lugar para nós. Deus quer você com Ele lá no céu para ser feliz eternamente. 

Página Preta
Se a calçada na frente de sua casa fosse de ouro, quanto tempo a calçada ficaria ali? "OH", você dizia, "alguém roubaria". Mas não é pecado roubar? Certamente que é. E lá no céu... Ninguém vai roubar o ouro das ruas, porque pecado não entra no céu. "nela nunca penetrará coisa alguma contaminada..." (Ap. 21; 17) quer dizer que o pecado não poderá entrar no céu.
Deus quer que cada um de nós vá para o céu, mas se há pecado em nossos corações, este nos impede de entrar no céu.
A página preta representa o pecado em nossos corações, o pecado que nunca entrará no céu. A palavra de Deus nos diz que todos pecaram (Rm. 3; 23).
Mas, escute... Deus tem boas novas para você! Ele tem um remédio que faz nos livrar dos nossos pecados! Nós não podemos fazer nada para limpar os nossos pecados. Mas Deus pode e o fará... Se crermos no evangelho! Cristo morreu pelos nossos pecados, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia (I Co 15; 3-4).

Página Vermelha
Esta página representa o precioso sangue de Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina que “o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado” (I Jo. 1; 7). Não é maravilhoso saber que Deus nos ama tanto que nos quer no céu, mas nos ama tanto que deu seu único Filho para ser nosso único salvador e para levar o castigo de nossos pecados? Quando o Senhor Jesus Cristo morreu na Cruz, DEUS pôs sobre Ele nossos pecados. Assim diz a palavra de DEUS: “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nEle fosse feita justiça de DEUS” (II Co 5; 21).
Depois que morreu em nosso lugar, Jesus foi sepultado e depois de três dias ressuscitou! Viveu novamente! Jesus está vivo! E por que ele vive, pode vir morar em nossos corações ele diz: “eis que estou à porta e bato, se alguém (qualquer pessoa menino, menina papai e mamãe) ouvir a minha voz; e abrir a porta entrarei em sua casa" (Ap. 3;20).
Quando convidamos o Senhor a entrar em nossos corações e ficar para nos salvar dos pecados, Ele entra e fica. 

Página Branca
A página branca representa o coração limpo, que o Senhor Jesus já purificou. Sabe quão branco Ele faz o coração que o recebe? Tão branquinho como a neve ou algodão! A bíblia diz, “lava-me ficarei mais alvo que a neve” (Sl. 51; 7b).
Você não gostaria de ter seu coração tão limpinho assim? Deus quer perdoar seus pecados e purificar seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador. Jesus já morreu no seu lugar; Ele quer ser seu Salvador, quer lhe dar vida eterna... No céu.
Jesus está batendo à porta do seu coração. Você precisa abrir a porta e deixá-lo entrar. Quer fazer isto agora? Então, abaixe sua cabeça agora e peça ao Senhor que entre em seu coração. Peça para Ele ser seu Salvador. A salvação é um presente de Deus. Como é que fazemos ao receber um presente? Agradecemos, não é? Então diga agora mesmo a Deus: “muito obrigado por Jesus”. Agradeça porque Ele enviou o Senhor Jesus Cristo para morrer em seu lugar. Agradeça, pois Ele agora salvou e perdoou seus pecados. Agradeça porque Ele lhe deu agora vida eterna. 

Página Verde
A página verde nos fala da nova vida que recebemos na hora de aceitar o Senhor como Salvador. Quais são as coisas verdes que existem na natureza? Sim, as ervas, as árvores, a grama e as plantas em geral. E todas as coisas que têm vida.
Vamos ler mais um versículo da palavra de Deus, em João 3; 36: “quem crê no Filho tem a vida eterna”.
Você agora crê no Senhor Jesus como seu Salvador? Então este versículo fala de você. Diz que você tem o quê? Exatamente, vida eterna, o tipo de vida que precisamos ter para entrar no céu. Você não está contente de ter recebido Jesus como Salvador? E agora, esta nova vida precisa ser alimentada pela leitura da palavra de Deus (II Pe. 3;13), e pela oração. Assim você irá crescendo espiritualmente na vida cristã, agradando ao Senhor Jesus na sua vida diária e ganhando outros para Ele.

Confeccionando o LIVRO SEM PALAVRAS:
Para fazer o seu LSP, use papel colorset ou cartolina colorida, nas cores: dourado ou amarelo, preto, vermelho, branco e verde.
Recorte um retângulo do tamanho que desejar de cada cor, por exemplo, para ficar do mesmo tamanho da sua Bíblia ou maior, ou menor, de acordo com o lugar e quantidade de crianças. Dobre ao meio cada retângulo, para começar a formar o livro.
Dobre o retângulo dourado e cole uma metade com a página preta.
 Depois a metade que ficou sobrando da preta, cole com a metade da página vermelha.
Na vermelha, cole a branca, e por fim, cole uma metade da página verde na página branca que sobrou.
Ficará assim:

O Sonho das Três Árvores

Hoje vamos usar a nossa imaginação.
Pois bem, vamos imaginar uma linda floresta, longe daqui, lá na Palestina, terra onde Jesus Cristo nasceu.
Na floresta existiam árvores grandes e pequenas, velhas e novas. Todas elas gostavam da sua vida na floresta. Era muito agradável sentir a brisa suave acariciando seus ramos. Elas se deliciavam com o calor do sol e tinham prazer em ouvir os cantos dos passarinhos que faziam ninhos entre as suas folhas.
Às vezes, as árvores mais novas conversavam a respeito do futuro. Elas não sabiam quanto tempo ficariam na floresta, pois costumavam chegar lenhadores com machados e serras elétricas para derrubá-las, falando em usá-las na fabricação de móveis, casas ou outros utensílios feitos de madeira.
Bem no meio da floresta, cresciam três arvorezinhas, juntos a árvore mãe.
-Quando eu for grande – uma delas confidenciou às outras duas -, gostaria de ser um berço de um nenê. Lembrando-se daquela senhora que passou por ali com um nenezinho nos braços! Em minha opinião, uma criancinha, é a coisa mais linda deste mundo. Se eu pudesse escolher, queria ser o berço de um príncipe, num palácio real!
-Para você isso pode ser muito bom – comentou a segunda arvorezinha – Mas quanto a mim, quero um destino mais importante. Eu gostaria de ser um navio grande e forte, para carregar coisas de grande valor, como ouro, prata ou pedras preciosas.
A terceira árvore ficou quieta, pensativa. Finalmente perguntaram-lhe:
-E você? Você não sonha com o futuro? O que quer ser?
-Não sonho com qualquer outra vida, senão a de árvore! – disse ela – Pra mim, prefiro ficar aqui na floresta. Assim sempre ficarei apontando para cima, para Deus. O que poderia ser melhor?
A árvore mãe olhou para ela com carinho.
-Você tem toda a razão! – disse ela – Não tem nada melhor do que ficar indicando para Deus!
Passaram-se os anos, e as arvorezinhas cresceram, e se tornaram altas e bonitas.
Finalmente, um dia chegaram dois homens com machados e serras. Eles cortaram a primeira árvore e levaram-na embora.
"Será que meu sonho vai se realizar?" A árvore pensou consigo mesma. "Já esperei tanto tempo! Quem sabe, logo serei o bercinho de um príncipe!"
A árvore foi levada para longe, para uma cidadezinha chamada Belém. Mas ela não foi aplanada e trabalhada. Coitada da árvore! Ela estava de coração partido.
-Não gosto deste lugar feio e escuro - ela se queixou. -E aqui, ninguém me vê, a não ser os animais.
Mas Deus, que ama as arvorezinhas, sussurrou:
-Espere, vou mostrar uma coisa...
E, numa noite estrelada, aconteceu uma coisa maravilhosa. (Leia Lucas 2:16, ou conte em poucas palavras sobre o nascimento de Jesus.)
No silêncio da noite, o próprio filho de Deus, o Reis dos reis foi deitado nessa manjedoura. E a árvore que era agora uma manjedoura, ouviu o que os pastores contaram sobre a visita dos anjos, anunciando o seu nascimento (daquela criança – Jesus). Ela vibrava de alegria!
-Que maravilha! – ela sussurrou – Faço parte de um milagre! Quando pensei em ser um berço, nunca sonhei em carregar um nenê como ELE! O plano de Deus foi muito melhor do que o meu plano!
Passaram-se mais alguns anos.
Então, um dia os homens voltaram para a floresta. A segunda árvore foi cortada.
“Serei transformado num navio”- pensou ela – “Já esperei muito, mas agora talvez aconteçam as grandes coisas que sonhei!”.
Ela foi levada para perto do mar, mas não foi usada para a construção de um navio. Em vez disso, tornou-se um simples barquinho de pesca, que chegou a pertencer a um rude pescador chamado Simão Pedro. Um dia descansando junto à praia do Mar da Galiléia, o barco refletia em sua sorte, enquanto Pedro lavava suas redes.
-Pensar que minha vida deu nisto! – a árvore que agora era barco, se lastimou. – Um simples barco de pesca e mal cheiroso! E meu dono, Pedro, nem parece ser bom pescador. Veja como trabalhou a noite toda sem apanhar nada!
Mas Deus que ama a arvorezinha disse:
-Espere, vou lhe mostrar uma coisa!
E aconteceu. Uma grande multidão foi se reunindo, ali na praia.
Dela saiu uma pessoa chamada Jesus, que entrou num barquinho e assentou-se, ensinou o povo. Falou coisas tão sábias, belas e claras, que o povo o ouvia atento.Quando Jesus terminou de falar, Ele mandou que Pedro se afasta-se da praia, com o barquinho e lança-se a rede nas águas profundas. Quando Pedro obedeceu aconteceu um milagre. As redes encheram-se de peixes até quase romperem-se. 
-Que maravilha! – a arvore que era barco sussurrou – Nunca imaginei que poderia levar uma carga como esta! Faço parte de um milagre! Sim, o plano de Deus foi superior ao meu plano!
O plano de Deus é sempre o melhor, você não acha? Será que você, também, sonha com o futuro? Pretende ser médico, enfermeira, policial, advogado, professor? Escute: Deus ama você muito mais do que as arvores. Hoje Ele diz: - Espere. Dê-me a sua vida, e Eu farei uma coisa maravilhosa com ela. Você descobrira que o meu plano é muito bom, Deus tem um plano perfeito para a sua vida.
Lá na floreta da Palestina, a terceira árvore ainda estava ao lado da velha árvore mãe. Mas, então, um dia, os homens voltaram novamente à floresta.
E desta vez a terceira árvore foi cortada, aquela que queria permanecer na floresta, apontando para Deus.
-Que pena! Por que eu não posso ficar aqui? – ela suspirou triste – Mas, foi cortada pela serra cruel, e seus ramos foram-lhe tirados. Rasparam-lhe a casca, e ela foi levada para longe, a cidade chamada Jerusalém. Lá um dia, a arvore foi serrada de novo, e uma parte foi pregada sobre a outra, formando uma cruz!
-Que tristeza! – a árvore sussurrou – Pretendem crucificar alguém. Eu vou ser usada para tal fim! Deve ser um criminoso. Oh, não! Não quero fazer parte no castigo de alguém! Afinal, eu sempre queria apontar Deus para as pessoas.
Mas Deus, que ama as arvorezinhas, disse:
-Espere. Vou lhe mostrar uma coisa...
E um dia, fora de Jerusalém, juntou-se outra multidão. Em seu meio estava o Senhor Jesus, carregando a árvore que agora era a cruz. A cruz era pesada demais para Ele, cansado e enfraquecido como estava. Quando Ele caiu sob o peso, a cruz foi carregada por um homem chamado Simão o cirineu. E quando chegou a um lugar chamado Calvário, Jesus foi pendurado na cruz para morrer.
A cruz tremia sob o peso da agonia e vergonha. Mas, aconteceu outro milagre. O céu se escureceu como se fosse noite. E quando Jesus entregou o seu espírito ao Pai, houve um grande terremoto. No templo, o véu do santuário se rasgou no meio, para mostrar que o caminho estava aberto agora para qualquer um que quisesse entrar na presença de Deus. Um oficial romano, que comandava os soldados, exclamou impressionado. “Verdadeiramente, esse era o Filho de Deus!” (Mateus 27.50-54)
A árvore que agora era uma cruz, parecia ouvir o eco das palavras do próprio Jesus: “... e eu quando for levantado na terra atrairei todos a mim mesmo!” (João 12.32) E a árvore começou a entender que apenas ficar na floresta apontando para cima, nunca poderia levar as pessoas para Deus. Era preciso que o próprio filho de Deus morresse numa cruz, derramando o seu sangue, para que elas pudessem ser perdoadas dos pecados e ir, um dia, para o Céu.
-Nunca pensei em apontar para Deus desta maneira! Sussurrou a arvore – Mas o plano de Deus foi melhor do que o meu plano!
Ela falou a verdade. Apesar de milhares de árvores permanecerem na floresta, nenhuma delas podia levar ninguém a Deus. Somente Jesus pode fazer isso, através do seu sacrifício. Pois ali, o Filho de Deus morreu em nosso lugar e três dias depois, Ele ressuscitou dos mortos. Hoje, Ele está vivo, e pode nos salvar.
O primeiro passo, no grande plano de Deus, é que você receba seu Filho, Jesus Cristo, como seu único salvador. Se você ainda não fez isto, venha me procurar (diga onde) logo no fim de nossa aula. Quero mostrar-lhe, na palavra de Deus, como você poderá ter a salvação.
Muito de vocês já tem Jesus como seu salvador. Não querem entregar-lhe, agora mesmo, a sua vida e permitir que Ele a Dirija? Diga para Ele agora, enquanto curvamos a nossa cabeça e fechamos nossos olhos. –“Senhor, toma a minha vida e faze com ela o que tu quiseres. Sei que tu me amas e que o Teu plano para mim será sempre o melhor!”.

Como Ensinar as Crianças a Orar com Fé


Tema da aula: 
Tudo o que pedirmos a Deus crendo, receberemos!
Texto bíblico: 
Mateus 21; 18-22:
18 Ora, de manhã, ao voltar à cidade, teve fome;
19 e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente.
20 Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira?
21 Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito;
22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis
Objetivos: 
Ensinar que existe uma condição para sermos atendidos em nossas orações: CRER;
Ensinar que, dentro da vontade de Deus, podemos ter todos os nossos pedidos atendidos;
Levar as crianças a sentirem que existe uma diferença naqueles que oram com Fé.
Despertar no coração dos pequeninos que sem fé e impossível agradar a Deus.
Sugestão para o desenvolvimento da aula: 
Fazer duas árvores grandes de cartolina ou EVA e colocar ao lado de cada árvore um aparelho de telefone;
Prepare com papel ou EVA vários frutos, alguns mais feios, pretos, com aspecto de velho e outros mais novos, coloridos e vistosos.
Cole em uma árvore os frutos feios e pretos, e na outra os frutos coloridos e vistosos.
A professora da EBD faria dois tipos de orações/ligações para Deus. A primeira oração a ser feita é uma oração sem fé, com dúvida, desconfiando se Deus realmente possa responder. A segunda oração será cheia do poder de Deus, orar já agradecendo, pois no coração não há nenhuma dúvida que Deus possa responder.
Após faça um debate com as crianças, de forma que elas percebam qual e a diferença dos frutos das duas árvores. Pode usar esses questionamentos: Será que Deus responde a nossa oração? Qual a oração que será respondida? Eu posso pedir qualquer coisa pra Ele? Deixe-os falarem e argumentarem. 
Atividade para as crianças desenvolverem: 
Pedir para as crianças escrever uma carta para Deus, para aquelas que sabem escrever. As crianças que não sabem escrevem, elas poderiam desenhar ou recortar e colar gravuras.  Após serem feitas as cartinhas, colocar em um envelope e colocar como destinatário Deus.
Depois que todas as crianças tiverem feito as suas cartinhas, colocar as mesmas em uma caixinha, e pedir para os membros da congregação orar pelos pedidos de oração das crianças.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...